ÁREAS DE INTERVENÇÃO

A Psycoclínica é constituída por uma equipa multidisciplinar que, integrando vários serviços, pretende dar respostas adaptativas ás varias necessidades de cada criança, adolescente e adulto.

O Que Fazemos

Psicologia

Mother and Little Daughter Playing Ludo Game
Ludoterapia

Ludoterapia

A ludoterapia trabalha fundamentalmente as questões emocionais e tem como objetivo conduzir à compreensão, reestruturação, equilíbrio psicológico, e o bem estar da criança, promovendo também suas capacidades e competências, tornando-a psicologicamente mais saudável. A atividade lúdica é a sua forma de expressão própria, assim como a linguagem verbal o é no adulto. Nesta, o mediador é o brinquedo, que permite à criança expressar o que está a viver no momento, descobrir o mundo, desenvolver a sua imaginação e ajudar a criança a aprender a lidar com a frustração e a gerir situações de maior instabilidade.
Ao oferecer à criança a possibilidade de brincar num contexto particular, cria-se um campo que será estruturado basicamente em função das suas variáveis internas.

blue and green peacock feather
Neuropsicologia

Neuropsicologia

As avaliações neuropsicológicas, exame ou avaliação neuropsicológica, permitem avaliar o funcionamento cognitivo global.
Os testes neuropsicológicos são um exame complementar de diagnóstico realizado por psicólogos com formação específica em neuropsicologia. São usados testes padronizados para a população portuguesa, escalas funcionais e comportamentais, para avaliar:
Memória;
Linguagem;
Raciocínio lógico;
Atenção.
Depois de realizados os testes, o neuropsicólogo faz o relatório que deve ser levado à consulta do médico que pediu a realização dos testes.
Os testes são realizados sem a presença de terceiros, familiares ou outros cuidadores. No entanto, em alguns casos, os acompanhantes podem também transmitir informação adicional útil.
Os testes neuropsicológicos são pedidos com mais frequência por neurologistas, mas também o podem ser por outros médicos.

Psicoterapia

Psicoterapia

Acompanhamento diferenciado e especializado, tendo por base a Técnica da Associação Livre, onde o objetivo central baseia-se no autoconhecimento do paciente e autonomia, para o mesmo melhor lidar com situações geradoras de stress, mal-estar e desconforto emocional.
Algumas áreas onde o recurso à Psicoterapia é benéfico:
– Auto-estima e autoconceito;
– Dificuldades de Aprendizagem;
– Dificuldades de concentração;
– Perturbação do sono;
– Depressão;
– Perturbações da ansiedade generalizada;
– Perturbação obsessivo-compulsiva;
– Perturbações da personalidade;
– Perturbação do comportamento alimentar;
– Perturbação Stress pós-traumático;
– Comportamento auto-destrutivo;
– Processo de Luto.

woman, burnout, multitasking
Psicodiagnóstico

Psicodiagnóstico

O psicodiagnóstico tem como objetivo conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda possível, da personalidade do paciente. Como inclui todos os elementos construtivos, aspetos patológicos e adaptativos do paciente, permite planear e guiar a terapia mais adequada para responder às necessidades do paciente. Momentos do psicodiagnóstico na Psycoclínica:
Anamnese com os pais ( 2 a 4 sessões)
Primeira entrevista com a criança: Exposição da queixa e exposição do local (pode conter ou não o desenho da família)
Avaliação cognitiva
Avaliação emocional a partir de testes projetivos
Hora do jogo diagnóstico (caso seja criança- fundamental para observar a simbolização – capacidade e brincar- a relação com o brinquedo, com o brincar e com a psicóloga. Tem como objetivo permitir á criança expressar as suas dificuldades, historias e relações a partir do brincar).
Devolutiva com a criança/ adolescente
Devolutiva com os pais
Devolutivas com as escolas, caso seja necessário.
Encaminhamento para as respetivas áreas

close-up photo of man and woman sitting on bench
Orientação Parental

Orientação Parental

A  Psycoclínica oferece orientação aos pais visando maior compreensão da problemática da criança e do adolescente no seguimento do seu acompanhamento psicológico  ou tendo em vista o ajuste da funcionalidade familiar.

woman wearing black blouse
Psicogerontologia

Engage Your Visitors!

Click here to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis pulvinar dapibus.

Psicomotricidade

Gerontopsicomotricidade

Engage Your Visitors!

Click here to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis pulvinar dapibus.

Estimulação Psicomotora

Engage Your Visitors!

Click here to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis pulvinar dapibus.

Terapia da Fala

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem, mas também outras formas de comunicação não verbal.
O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).
Quando procurar um Terapeuta da Fala?
Até aos 12 meses:
Não reage a sons.
Não sorri.
Não estabelece contacto ocular.
Não emite sons.
Não reconhece ou reage quando chamado pelo nome.
Até aos 24 meses:
Não brinca.
Não diz palavras simples ou tem um vocabulário reduzido.
Não reage ao outro, através do olhar ou sorriso.
Não compreende ordens simples.
Dos 2-3 anos:
Apresenta um vocabulário reduzido.
 Não constrói frases.
Tem dificuldade a responder a perguntas “quem?” e “onde?”.
Dificuldade em imitar gestos associados a canções infantis.
Dos 3-4 anos:
Os familiares têm dificuldade em compreender o seu discurso.
Omite e/ou troca alguns sons nas palavras.
Não produz frases simples.
Dificuldade em compreender ordens simples.
Dos 4-5 anos:
Omite e/ou troca sons nas palavras.
 Dificuldade em contar uma história e/ou para descrever algo do dia-a-dia.
Dificuldade em falar ou responder a perguntas.
Dos 5-6 anos:
Omite e/ou troca sons nas palavras.
Discurso incoerente e desadequado à pergunta que lhe é colocada.
Dificuldade em manter e explorar um determinado tópico de conversa, com princípio, meio e fim.
Não consegue dividir as palavras em sílabas e identificar as rimas.
Dificuldade em discriminar os sons da fala e encontrar diferenças entre eles.

Nutrição

vegetables, fruits, food

Nutrição

A Nutrição, enquanto ciência, é um processo biológico em que os organismos assimilam nutrientes, através dos alimentos, para a realização de funções básicas.
As consultas de nutrição consistem na avaliação e monitorização dos hábitos alimentares, avaliação do estado nutricional e no planeamento alimentar. Deve ser considerada uma consulta de saúde que acompanha diversas fases do ciclo de vida e necessidades individuais.
Podem ser abordadas diferentes vertentes, tais como: perda ou ganho de peso, gravidez, nutrição na criança, nutrição no idoso, nutrição desportiva e nutrição adaptada a patologias específicas. Assim, a consulta de nutrição, deve ser o ponto de partida para quem procura uma melhoria da sua saúde e estilo de vida.

Fisioterapia

electrostimulation, sport, health

Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios dos movimentos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Tem por objetivo preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.
Atua em diversas áreas, nomeadamente: Pediatria, Neurologia, Reumatologia, Ortopedia e Traumatologia, Cardio-respiratorio, Geriatria, entre outras, quer ao nível de lesões agudas ou por doença crónica. Alguns dos exemplos destas patologias são: lombalgia e cervicalgia, quadros álgicos (de dor), contraturas musculares, distensões, tendinites, pré e pós-operatório, entorses, fasceíte plantar, parkinson, AVC´s, entre outras. Em patologias do foro músculo-esquelético, neuro-muscular ou cardiorespiratório, lesão aguda, doença crónica ou outros fatores. 
 
FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE LESÕES
As Lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho são comuns entre os trabalhadores em todo o mundo. Estas lesões constituem um importante problema de saúde e interferem com o bem-estar dos trabalhadores causando sofrimento e perdas de rendimento a nível pessoal, como também têm altos custos para as empresas, tanto que têm um grande impacto económico, especialmente por causa dos altos custos associados a ausência de trabalho, perda de produtividade que surge a partir do desempenho de trabalho deficiente e perda de emprego. Qualquer trabalhador pode vir a sofrer de lesões músculo-esqueléticas, contudo, estas lesões podem ser evitadas através de uma avaliação das tarefas que o trabalhador executa, da adoção de medidas preventivas e de um controlo contínuo da eficácia dessas medidas.
Incentivar a prática de atividades físicas é um instrumento de promoção de saúde e do desempenho profissional, desta forma pode corresponder a diminuição do sedentarismo, controle do stresse e da melhoria da qualidade de vida que consequentemente leva ao aumento do desempenho profissional, pessoal e social.

Educação Social

class, discussion, girls-302116.jpg

Educação Social

Educador Social é um profissional que utiliza ferramentas pedagógicas para intervir nas problemáticas dos indivíduos. Este é responsável por atividades pedagógicas, que visam a promoção e a integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social.
Os educadores sociais abordam a realidade social numa perspetiva humanista, com um ‘olhar’ completamente novo sobre as pessoas, sobre a sua cultura e contextos de vida específicos. Isto faz toda a diferença na forma como se encara o próprio conceito de trabalho social, as suas práticas e valores. Eles desenvolvem o trabalho social a partir do lado positivo das pessoas e da crença plena na educabilidade do ser humano, através de uma prática profissional baseada numa relação de proximidade, no primado das relações afetivas, numa relação de igualdade entre técnico e pessoa.”

Psicopedagogia

woman in purple hijab sitting beside woman in brown dress

Psicopedagogia

A Psicopedagogia encarrega-se do estudo do processo da aprendizagem humana e das suas dificuldades tendo em conta as realidades interna e externa, valendo-se de vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os.
Procura compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que determinam a condição do sujeito e interferem no processo de aprendizagem, possibilitando situações que resgatem a aprendizagem na sua totalidade de forma prazerosa.

O Psicopedagogo ajuda a promover mudanças, intervindo diante das dificuldades enunciadas pela escola ou família, trabalhando com os equilíbrios / desequilíbrios e promovendo a motivação para aprendizagem
As tarefas e funções do Psicopedagogo que consistem, particularmente, em:

Elaborar e aplicar programas pedagógicos para a alteração de comportamentos para a saúde, exigindo métodos educacionais específicos e adaptando o método clinico à pedagogia;

Executar diagnósticos das condições de aprendizagem de determinada pessoa, grupo ou instituição

Utilizar metodologia pedagógica para programas terapêuticos de ensino/aprendizagem;

Elaborar e aplicar programas comunitários de prevenção de comportamentos de risco e de promoção de comportamentos saudáveis;
Intervém em hospitais e outras instituições de saúde, integrando equipas multidisciplinares de saúde, saúde mental e do comportamento;

Integra equipas e colabora com outros profissionais de ensino, em contextos educativos que exijam programas de educação para a saúde, psicoeducação e pedagogia terapêutica;

Elaborar métodos e programas pedagógicos em contextos de reabilitação psicossocial.

Atendimento Comunitário

hand, children, child-1137978.jpg

Atendimento Comunitário

A nossa equipa disponibiliza diversos serviços para a população adulta carenciada a custos reduzidos mediante uma inscrição prévia sujeita a uma avaliação dos rendimentos familiares. Deste modo, poderemos ajustar os custos do atendimento aos adultos consoante os recursos.  
O real objetivo do atendimento comunitário é fazer chegar a ajuda a todas as pessoas que dela necessitam.