SERVIÇOS
A Psycoclínica é composta por uma equipe multidisciplinar que, integrando diversos serviços, pretende dar respostas adaptadas às diversas necessidades de cada criança, adolescente ou adulto!
Acompanhamento diferenciado e especializado, tendo por base a Técnica da Associação Livre, onde o objetivo central baseia-se no autoconhecimento do paciente e autonomia, para o mesmo melhor lidar com situações geradoras de stress, mal-estar e desconforto emocional.
Algumas áreas onde o recurso à Psicoterapia é benéfico:
– Auto-estima e autoconceito;
– Dificuldades de Aprendizagem;
– Dificuldades de concentração;
– Perturbação do sono;
– Depressão;
– Perturbações da ansiedade generalizada;
– Perturbação obsessivo-compulsiva;
– Perturbações da personalidade;
– Perturbação do comportamento alimentar;
– Perturbação Stress pós-traumático;
– Comportamento auto-destrutivo;
– Processo de Luto.
A ludoterapia trabalha fundamentalmente as questões emocionais e tem como objetivo conduzir à compreensão, reestruturação, equilíbrio psicológico, e o bem estar da criança, promovendo também suas capacidades e competências, tornando-a psicologicamente mais saudável. A atividade lúdica é a sua forma de expressão própria, assim como a linguagem verbal o é no adulto. Nesta, o mediador é o brinquedo, que permite à criança expressar o que está a viver no momento, descobrir o mundo, desenvolver a sua imaginação e ajudar a criança a aprender a lidar com a frustração e a gerir situações de maior instabilidade.
Ao oferecer à criança a possibilidade de brincar num contexto particular, cria-se um campo que será estruturado basicamente em função das suas variáveis internas.
As avaliações neuropsicológicas, exame ou avaliação neuropsicológica, permitem avaliar o funcionamento cognitivo global.
Os testes neuropsicológicos são um exame complementar de diagnóstico realizado por psicólogos com formação específica em neuropsicologia. São usados testes padronizados para a população portuguesa, escalas funcionais e comportamentais, para avaliar:
- Memória;
- Linguagem;
- Raciocínio lógico;
- Atenção.
Depois de realizados os testes, o neuropsicólogo faz o laudo que deve ser levado para a consulta do médico que pediu a realização dos exames.
Os testes são realizados sem a presença de terceiros, familiares ou outros cuidadores. No entanto, em alguns casos, os acompanhantes podem também transmitir informação adicional útil.
Os testes neuropsicológicos são pedidos com mais frequência por neurologistas, mas também o podem ser por outros médicos.
Esta abordagem tem um caráter interventivo e educativo, utilizada para potencializar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional do individuo. Assim, foca na prevenção e promoção/fortalecimento de habilidades psicomotoras.
A gerontopsicomotricidade refere-se ao estudo e à aplicação de técnicas psicomotoras para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. Esta área concentra-se em manter e melhorar as capacidades motoras, cognitivas e emocionais dos idosos, através de atividades que estimulam a coordenação, o equilíbrio, a mobilidade e a autonomia, prevenindo a deterioração associada ao envelhecimento.
É aplicada a indivíduos que apresentem dificuldades diagnosticadas ou sentidas relativas a distúrbios psicomotores, como problemáticas na coordenação, equilíbrio, motricidade global/fina e agitação ou inibição psicomotora. Baseia-se no corpo em movimento e utiliza estratégias como jogos lúdicos de forma a corrigir ou compensar dificuldades sentidas.
Processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita que, além das competências técnicas, promove a inclusão social e a participação cidadã, capacitando os indivíduos a compreender e interagir de forma crítica com a sociedade.
A psicopedagogia visa promover a inclusão educativa, identificar e superar dificuldades de aprendizagem, e fomentar o desenvolvimento integral e a autonomia dos indivíduos, considerando suas realidades sociais e culturais.
Educador Social é um profissional que utiliza ferramentas pedagógicas para promover a integração social de pessoas em risco ou vulnerabilidade. Com uma abordagem humanista, ele foca nas potencialidades dos indivíduos, acreditando na educabilidade humana. Seu trabalho é baseado em relações de proximidade, afeto e igualdade, visando sempre a promoção e inclusão social.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem, mas também outras formas de comunicação não verbal.
O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
A Nutrição é a ciência que estuda a assimilação de nutrientes pelos organismos para realizar funções básicas. As consultas de nutrição avaliam hábitos alimentares, o estado nutricional e elaboram planos alimentares, acompanhando diferentes fases da vida e necessidades individuais. Abordam temas como controle de peso, nutrição na gravidez, infância, idade avançada, nutrição desportiva e adaptação a patologias, sendo essenciais para melhorar a saúde e o estilo de vida.
A Psycoclínica oferece orientação aos pais visando maior compreensão da problemática da criança e do adolescente no seguimento do seu acompanhamento psicológico ou tendo em vista o ajuste da funcionalidade familiar.
A nossa equipa disponibiliza diversos serviços para a população adulta carenciada a custos reduzidos mediante uma inscrição prévia sujeita a uma avaliação dos rendimentos familiares. Deste modo, poderemos ajustar os custos do atendimento aos adultos consoante os recursos.
O real objetivo do atendimento comunitário é fazer chegar a ajuda a todas as pessoas que dela necessitam.
A psicogerontologia dedica-se ao estudo do envelhecimento e das questões psicológicas associadas à terceira idade. Ela abrange a compreensão dos processos mentais, emocionais e comportamentais dos idosos, bem como a promoção do bem-estar psicológico durante o envelhecimento.
A supervisão de casos clínicos é considerada uma das ferramentas mais valiosas da formação e do trabalho de um psicólogo ou psicoterapeuta.
A supervisão é dirigida aos profissionais da saúde mental que pretendam aprofundar o acompanhamento psicoterapêutico, por meio de reflexão dos seus conhecimentos teóricos e práticos à luz dos casos clínicos, de modo que ao longo dos seus atendimentos, consigam aprimorar as respostas às demandas da prática clínica.
A principal tarefa da supervisão, para além da aquisição de competências teóricas, visa o aprofundamento técnico dos casos clínicos com enfoque numa compreensão mais aprofundada do caso e no aconselhamento de algumas estratégias de intervenção terapêutica, quer ao nível da interpretação como ao nível do manejo mais adequado ao caso supervisionado.
A apresentação de casos clínicos é de caráter obrigatório a todos os supervisionados e as mesmas são desenvolvidas por meio da realização de um relatório de supervisão, cujo modelo é disponibilizado pela Psycoclínica.
A supervisão pode ser:
Individual com a duração de 50 minutos até ao máximo de 2 horas, as quais podem ser divididas em 2 sessões.
Em grupo, pode ser constituído entre 2 a 6 supervisionandos no máximo, com a duração mínima de 2 horas até ao máximo de 3 horas consecutivas. A apresentação dos casos clínicos é decidida mediante a organização do grupo, sendo rotativa entre os participantes.
Todas as supervisões podem ser realizadas de modo presencial e/ou online e podem ter a periodicidade semanal, quinzenal ou mensal.
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como objetivo promover a autonomia, o bem-estar e a participação das pessoas nas atividades significativas do seu dia a dia , aquilo a que chamamos de “ocupações”.
Essas ocupações podem ser o autocuidado, o trabalho, o lazer ou a participação social. O terapeuta é um potenciador de autonomia e de qualidade de vida.
Intervimos com pessoas de todas as idades que, por diferentes motivos (limitações físicas, cognitivas, emocionais ou sociais) apresentam dificuldades em realizar essas atividades/ocupações.
Na infância, a Terapia Ocupacional tem como obejtivo potenciar o desenvolvimento global da criança e promover a autonomia nas rotinas escolares e familiares através do brincar, uma vez que é através do brincar que a criança aprende e se desenvolve.
Podemos entrevir em crianças com dificuldades de coordenação motora ou de escrita; atraso no desenvolvimento psicomotor; perturbações do espetro do autismo, TDAH ou dificuldades de de aprendizagem…
Nos adultos, a Terapia Ocupacional procura restaurar, manter ou adaptar as capacidades ( físicas, cognitivas, sociais) necessárias para o desempenho das ocupações diárias, seja no trabalho, em casa ou na vida social.
Atuamos com pessoas com doenças físicas ou neurológicas; AVC, traumastismo, amputações, fraturas, perturbações mentais …
Nos idosos a Terapia Ocupacional tem como obejtivo manter a autonomia, prevenir a perda funcional e promover o envelhecimento ativo e com qualidade de vida.
O terapeuta apoia o idoso em atividades que fortalecem o corpo e a mente, estimula a memória e a participação social. Além disso, trabalha também junto das famílias e cuidadores dando orientações das necessidades e capacidade do idoso, bem como de possíveis adaptações nos domicílio/ambiente.
